quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

           Motoristas de Jundiaí poderão ser exemplo para o Brasil
Novos e poucos radares:com  GPS e sincronização
 
Faço parte do grupo de pessoas que procura ver com boa dose de otimismo todas as ações e realizações que são implementadas em favor da cidade,sejam elas por iniciativa da Administração Municipal, do Estado ou Governo ou mesmo empresas privadas.E confesso: vi com cautela o anúncio do Secretário de Transportes, engº. Wilson Folgosi dando conta que vai substituir radares de fiscalização e multas de trânsito pela educação dos motoristas da cidade.Como seria bom se pudéssemos acreditar e viver essa realidade, ou seja: “unificar infrações com o objetivo de educar e não multar os motoristas”, conforme declara o dinâmico Folgosi que, ainda, aposta: “ o fato de não ter radar não dá direito ao motorista de não respeitar a sinalização”. Melhor ainda se não precisássemos de semáforos e todos se respeitassem no trânsito:motoristas e pedestres.

Trânsito e realidade
Infelizmente não é a nossa melhor realidade, o que se comprova pelos índices elevados de acidentes,multas e infrações em todas as regiões da cidade a demonstrar que os motoristas, assim como muitos pedestres não estão preocupados em se EDUCAR no trânsito, mas fazer valer seus interesses individuais, ao argumento da pressa, dia dia, trabalho, estresse,carros modernos e possantes, por aí afora.

Radares e munícipes 
É interessante observar que os radares de controle de velocidade foram colocados nas principais vias da cidade, obedecendo a projeto técnico da própria Prefeitura, bem como atendendo a dezenas de solicitações dos vereadores com base nas reivindicações de munícipes, justamente pra controlar e minimizar o excesso de velocidade por parte de motoristas, do mesmo modo que melhorar a segurança no trânsito, em toda a cidade.

Trânsito,Educação e Campanha

Estarei( e estaremos) torcendo pra que o Secretário Folgosi, partindo da recomendação do prefeito Pedro Bigardi, esteja realmente certo e que os motoristas de Jundiaí, além das centenas que por aqui passam diariamente,mudem o comportamento no trânsito e respeitem uns aos outros, dando passagem, respeitando a preferência, obedecendo as sinalizações, cruzamentos e principalmente os limites de velocidade.E que a campanha que a SETRANSP pretende realizar sirva apenas para enfatizar o novo conceito de trânsito na cidade, com poucos radares e onde multas e infrações serão raridade. Capaz de demonstrar que Jundiaí é, realmente, o grande exemplo para o Brasil, isto é: de motoristas absolutamente educados.Vai ser a glória. Que assim seja!


 

POSSE EM BRASÍIA

 
Miguel, estreando na Câmara dos Deputados 
Deputado Federal eleito com quase 160 mil votos, o ex-prefeito Miguel Haddad (PSDB) assume o cargo no próximo domingo durante solenidades oficiais marcadas para as 10 horas na Câmara Federal, em Brasília.Que espera receber, no evento, 2500 convidados que vão aplaudir e prestigiar os 513 novos parlamentares.
 
Agito na Capital Federal  
A partir de hoje a Capital da República começa a se movimentar, desde o Aeroporto,com a posse dos 513 deputados federais em solenidades marcadas para domingo às 10 horas. Ocasião em que o plenário da Casa, por certo, estará lotado com a previsão de receber algo em torno de 2500 pessoas, ou mais, convidadas dos parlamentares que representam as  mais diferentes regiões do país.

Jundiaí representada
Dos 513 deputados federais, 198 vão estrear na Câmara incluindo o ex- prefeito de Jundiaí Miguel Haddad (PSDB), mas com a vasta experiência de outras mandatos parlamentares incluindo o de Vereador e deputado estadual.De modo que Miguel não terá nenhum problema em transitar no Distrito Federal, tampouco na Câmara que armou esquema especial para receber, orientar e dar boas vindas aos novatos.
Ainda sobre a posse na Câmara dos Deputados domingo: Miguel Haddad deverá seguir pra Brasília já nesta sexta-feira, para no sábado de manhã,participar do Encontro Parlamentar,exclusivo para os deputados.Com direito a debate sobre a Estrutura Política do Brasil.
Domingo, dia de trabalho 
E no domingo, o dia será de muito trabalho.Logo após a posse os parlamentares deverão se reunir pra formação dos blocos na disputa de cargos na Mesa Diretora da Câmara. Miguel ainda não resolveu se entrará na disputa ou, mesmo, quem irá apoiar.
Na sequência, os líderes dos blocos e partidos vão escolher os cargos da Mesa e, em seguida, o presidente da Casa até o momento com três inscritos:Eduardo Cunha (PMDB-RJ); Arlindo Chinaglia ( PT-SP) e Julio Delgado (PSB-MG).Ou seja: todo mundo de olho em Brasília.
 
 
 

 

 

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

TRATORADA NA FESTA DA UVA

Tratores vão invadir o Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva) neste sábado durante a 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos, que começou na última quinta-feira e vai se estender até 8 de fevereiro. A 1ª Tratorata da Uva reunirá mais de 50 tratores que desfilarão pelas principais avenidas de Jundiaí, partindo do Paço Municipal e com o propósito de mostrar a força do setor agrícola na cidade.

Pedro Bigardi, Arnaldo Jardim e Marcos Brunholli
Uva: Que bela festa!
O prefeito Pedro Bigardi, acompanhado da primeira dama Margarete Geraldo Bigardi e do secretário de Agricultura e Turismo Marcos Brunholi e do Secretário de Estado da Agricultura ,Arnaldo Jardim inaugurou no início da noite de ontem ( quinta) uma das mais bonitas festas da uva dos últimos anos. Já na sua 32ª. a Festa da Uva foi preparada com todos os cuidados: desde a participação de  uma entusiasta equipe de voluntários até a primorosa exposição de uvas e vinhos, passando pela gastronomia, amplos espaços para visitação e lazer, extensa programação de shows para todos os gostos, incluindo o grupo de violinos que deu tom à abertura do evento tocando clássicos do rock e a beleza das vinhateiras, recepcionistas do tradicional evento.
 Na sua fala de abertura, o prefeito de Jundiaí fez questão de destacar que desde o início do seu Governo, em 2013, vem procurando melhorar a realização da festa, no sentido de resgatar o evento como nos velhos e bons, de forma a atrair mais e mais pessoas da cidade, da região e do Estado. Com um detalhe importante: entrada franqueada ao público. A festa vai se estender até o dia 8 de fevereiro, as sextas ( a partir das 18 horas) , sábados e domingos a partir das 10 horas, no Parque da Uva.
 Vale a visita! As fotos são de Dorival Pinheiro.

 
Piza da Uva,  tradição, beleza  e diversão 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

 
Papa Francisco, sempre bem humorado, realista e coerente
Papa Francisco aos católicos: não devem procriar "como coelhos"
 
Ao deixar as Filipinas, ontem, de volta ao Vaticano, o papa Francisco apelou à paternidade responsável e disse que os bons católicos não devem procriar "como coelhos". Ele declarou compartilhar a doutrina da Igreja contra os métodos artificiais de controle da natalidade, mas isso não quer dizer que "os cristãos devam ter um filho atrás do outro".
O líder da Igreja Católica, no voo de regresso ao Vaticano depois da sua visita às Filipinas, disse que certa vez perguntou a uma mãe de sete filhos – todos nascidos de cesariana – porque estava grávida do oitavo e se queria "deixar para trás sete crianças órfãs".
"Eu acredito em Deus", respondeu a mulher, o que levou o papa a lembrar: "Mas Deus nos deu meios para sermos responsáveis. Alguns pensam, e desculpem o termo, que para serem bons católicos devem ser como coelhos", disse.
Francisco declarou que a criação de uma nova vida é "parte do sacramento do casamento" e, durante sua visita a Manila, já havia defendido fortemente a proibição do papa Paulo 6º da contracepção artificial para os católicos, que ocorreu em 1968. "Paulo 6º estava preocupado com o crescimento do neomalthusianismo [que defende a restrição no número de crianças que pessoas pobres pode ter], o qual tentou controlar a humanidade", disse Francisco.

sábado, 17 de janeiro de 2015

INDONÉSIA & BRASILEIROS: CLEMÊNCIA
De nada adiantaram os apelos e pedidos de clemência da presidente Dilma Rousseff e do Governo brasileiro ao presidente da Indonésia, para que reveja a decisão de executar dois brasileiros: Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos e Rodrigo Gularte, de 40.Archer, instrutor de vôo livre se encontra preso e foi condenado à pena de morte, porque tentou entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína, escondidos dentro dos tubos de uma asa delta em 2003 e teve a droga descoberta ao passar pelo aparelho de raio X no aeroporto de Jacarta em 2008. Ele conseguiu fugir, mas acabou preso duas semanas depois. Já o surfista Gularte se encontra preso desde 2004, pelo mesmo motivo: a caminho da Ilha de Bali, ele passou pelo mesmo  aeroporto, de Jacarta, com 12 pacotes de cocaína, escondidos dentro da prancha.Ele estava com amigos, mas acabou assumindo sozinho o crime de tráfico internacional de drogas.Que lá é imperdoável e resulta em pena de morte.

DILMA: RAZÕES HUMANITÁRIAS
No pedido formal feito ao presidente da Indonésia, Joko Widodo, Dilma Rousseff escreve  ter consciência da gravidade dos crimes cometidos pelos brasileiros, disse respeitar a soberania daquele país e seu sistema judiciário,mas como  Chefe de Estado, e mãe, fazia o apelo por razões eminentemente humanitárias, destacando que o ordenamento jurídico brasileiro não comporta a pena de morte.
TRAFICO:IMPERDOÁVEL
Na Indonésia, assim como em outros países do mundo, o tráfico internacional de drogas é crime pesado,imperdoável,  apenado com a execução de morte e não tem negociação. Nesse passo, o presidente Widodo respondeu compreender  o sentimento da presidente Dilma e da sociedade brasileira, mas que aos brasileiros foi garantido o devido processo legal e negou o pedido de clemência.A execução está marcada pra hoje às 15 hs.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Unidade móvel do Procon chega aos bairros

 

Poucos minutos após ser apresentado oficialmente à população, na manhã desta quarta-feira (14), na praça Joaquim Soares Lemos, na Vila Hortolândia, o Procon nos Bairros iniciou as atividades com um expressivo número de pessoas presentes para registrar os primeiros atendimentos do novo serviço.
Dona Ivanilde Marani foi a primeira pessoa a receber atendimento no veículo adaptado com todos os equipamentos para reproduzir os mesmos serviços do endereço físico do Procon. Com os papéis em mãos, ela contou que comprou uma máquina vap que apresentou problema, mas não teve o estorno do seu dinheiro como anunciado pela loja.
Estava pensando em como ir até o Procon, mas depois soube que o pessoal viria ao bairro e vejo que tudo ficou mais fácil para mim”, disse, elogiando a iniciativa da Prefeitura.

Prefeito e vereadores visitam o interior da van do Procon
Prefeito e vereadores visitam o interior da van do Procon

Assim como Ivanilde, outras pessoas apresentaram seus problemas para que o Procon pudesse intervir.
O prefeito Pedro Bigardi, que esteve no local para acompanhar o lançamento, disse que a área do consumidor é uma das que mais avançaram nos últimos anos e Jundiaí está se equipando para acompanhar esse aumento de demanda. “O sistema de levar os serviços do Procon até os bairros vai dar oportunidade às pessoas que, por diversas razões, não conseguem chegar até a sede do órgão”, comentou.
Para o chefe do executivo, a descentralização de alguns atendimentos favorece a população, e citou outro exemplo, que são os postos de atendimento da DAE, hoje presentes em quatro pontos distintos da cidade. “É a linha que estamos adotando, de trazer alguns serviços cada vez mais próximos da comunidade que vai utilizá-los e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Hortolândia será mais um exemplo dessa estratégia”, disse.
A UPA da Vila Hortolândia está em fase de projeto, mas o prefeito Pedro Bigardi anunciou que a intenção é que as obras sejam iniciadas ainda neste semestre. Ela vai ser construída na Rua Campinas e atenderá não só a Vila Hortolândia como também outros bairros da região, como Vila Marlene, Morada das Vinhas, Cecap, dentre outros.
Procon nos Bairros
O Procon nos Bairros funcionará sempre das 8h30 às 16h30. Em regiões mais populosas, como a Vila Hortolândia, serão três dias. Além desta quarta, ficará no local nesta quinta (15) e sexta (16). Já no Ivoturucaia, será quinta (22) e na sexta (23). No Morada das Vinhas serão três dias: quarta (28), quinta (29) e sexta (30).
O coordenador do Procon, Adílton Garcia, anunciou que o órgão está formalizando uma o parceria com o Centro de Integração e Cidadania (CIC), para que a unidade móvel passe a oferecer alguns dos seus serviços também. Funcionando há pouco mais de um ano na região do Parque Cecap, o CIC disponibiliza segundas vias de certidões de nascimento, óbito e casamento, do CPF, além de pontos do Acessa SP.
De acordo com a diretora-técnica do CIC, Raquel Pereira dos Santos Conchetta, pelo menos um dia na semana uma equipe estará na unidade do Procon nos Bairros para oferecer esses atendimentos. “Não será como no CIC, onde as pessoas têm acesso direto com senha, mas faremos a intervenção para que elas consigam o que precisarem”, disse.
Dona Ivanilde inaugurou os atendimentos no Procon Móvel
Dona Ivanilde inaugurou os atendimentos no Procon Móvel


O maior Procon da região

O coordenador destaca também outras ações importantes promovidas pelo Procon de Jundiaí como a Caminhada do Procon que reuniu mais de 500 pessoas; o Ranking Online que lista no site da Prefeitura de Jundiaí as 50 empresas mais reclamadas e a Semana do Idoso que contou com o lançamento da Cartilha do Consumidor também disponível no site da prefeitura.

Jundiaí é pródiga em acumular experiências positivas em diversas áreas. Em defesa do consumidor, não é diferente. O coordenador regional do Procon de Campinas, Alahyr Ferreira da Cruz Junior, disse que a unidade de Jundiaí é considerada a maior junto às conveniadas.
“Em número de atendimentos, de estrutura e de abrangência populacional, o Procon de Jundiaí é o primeiro dentre os maiores da região de Campinas e agora, com o a expansão do atendimento para os bairros, de forma descentralizada, vamos observar números ascendentes”, disse.
Estiveram presentes ao lançamento do Procon nos Bairros diversas autoridades do Executivo e do Legislativo, como os secretários: de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi; de Relações Institucionais, Liráucio Tarini; interina de Planejamento e Meio Ambiente, Telma Bernardes; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do Município, José Carlos Pires; o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco; o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari; o presidente do Instituto de Previdência de Jundiaí, Eudis Urbano dos Santos; Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Marilza Campos; Coordenadora do Idoso, Cláudia Satori; o chefe de Gabinete do Prefeito, Alan Piccolo, e os vereadores Antonio Carlos Pereira Neto, José Carlos Ferreira Dias e José Adair de Souza, este último representando a presidência da Câmara Municipal.