quarta-feira, 12 de agosto de 2015

                Em tempos de crise, vale otimismo e eficiência
para conseguir resultados e garantir a melhor
qualidade de vida, garante Carla Gallo 

A especialista em treinamento e palestras recomenda que o momento pede-se fazer mais com menos.

Carla Gallo, expert no assunto
Os números são alarmantes, as notícias apontam uma crise econômica, política e de confiança. O que fazer? Faço minha as palavras da cantora Simone em um dos seus maiores sucessos: "Desesperar jamais, aprendemos muito nesses anos, afinal de contas, não tem cabimento, entregar o jogo no primeiro tempo, nada de correr da raia, nada de morrer na praia..."
Nada de "correr da raia", portanto a hora é de enfrentar a realidade "ajustar as velas" atravessar a tempestade e o mar revolto. Proponho como solução a EFICIÊNCIA: atingir resultados com o mínimo da perda de recursos, fazer o melhor uso possível do dinheiro, do tempo, de materiais e da sua capacidade de inovação.
Em tempos de crise tendemos a ficar "apagando incêndios" e esquecemos que o planejamento é sempre oportuno e necessário. Tenha visão do futuro, pois como citou a jornalista de economia do O Globo Flávia Oliveira" ...nenhuma crise é para sempre — basta olhar as marcas centenárias. Quem souber corrigir os erros na temporada de vacas magras há de tirar proveito da retomada, que sempre vem."

Eficiência:fazer mais com menos
Como método de EFICIÊNCIA (fazer mais com menos) pratique os 5Rs da sustentabilidade (Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar).Isto vale para seu consumo (ajudará nas despesas) e também para suas emoções e atitudes:
Repensar seus hábitos, processos e rotinas de trabalho. Questionar se existe uma forma mais produtiva de fazer o que você faz no dia a dia, desde a sua mobilidade até uso da tecnologia.Reduzir energia, papel, água, materiais e principalmente o desgaste psíquico. Monitore seu nível de estresse. Esteja atento aos sinais do seu corpo e da sua mente. Transforme a pressão em ação. Evite procrastinar, este comportamento consome energia psíquica e gera perda de tempo, dinheiro e oportunidades.

Aprender com a experiência
*Recusar tudo que for desnecessário no momento, tiver preço abusivo, mão de obra subempregada e ou explorada, origem duvidosa ou for gerador de alguma forma de desperdício.
*Reutilizar a sua experiência de outros momentos de crise e todos os insumos que estavam aparentemente sem uso ou obsoletos. Talvez você com um pequeno ajuste, concerto ou reforma posso reutilizar algo que aumente a sua produtividade sem gerar grande investimento.

*Reciclar o que você em outros momentos descartaria sem avaliar. Talvez seu lixo seja rentável e você nem esteja atento a isso. Mas principalmente investir na sua reciclagem, no seu conhecimento. Informação e conhecimento são combustíveis para a inovação.
Nada de morrer na praia
Nem pensar em "morrer na praia", você chegou até aqui, conquistou seu espaço e teve seu mérito, não desista e nem desanime. Mesmo diante de turbulências o seu foco é chegar ao porto. Reúna forças, busque parceiros que lhe lançarão balsas de apoio e nade contra a corrente do pessimismo.https://www.facebook.com/carlagalopalestras

Afinal como diz o ditado popular "mar calmo não faz bom marinheiro."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário