sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

PARA 800 MIL TRABALHADORES



Liderança e fato inédito

 ELISEU COSTA ASSUME O COMANDO DA
FEDERAÇÃO DOS METALÚRGICOS DO ESTADO

 É a primeira vez que um jundiaiense assume o cargo, considerado dos mais prestigiados entre as representações sindicais do país. Por essa razão, a FEDMETAL transferiu a cerimonia de posse para Jundiaí, devendo reunir 2 mil convidados, entre os quais o Governador Geraldo Alckmin.
Eliseu Silva Costa sucede a Claudio Magrão na presidência da Federação dos Metalúrgicos do Estado, que representa 800 mil trabalhadores.  


vários anos seguidos presidindo o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo,  Eliseu Silva Costa, que é nascido em Jundiaí, assume oficialmente neste sábado a presidência da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, para o qual foi eleito em novembro passado por representantes de 54 sindicatos paulistas.

É a primeira vez que um metalúrgico jundiaiense ( Eliseu é nascido aqui na cidade) assume a presidência da FEDMETAL, considerada uma das maiores e mais importantes da América Latina, reunindo nada menos que 800 mil trabalhadores.
PREPARADO PARA DESAFIOS
Considerado um dos mais respeitados líderes sindicais da região,  Eliseu Costa sucede a Claudio Magrão  no comando geral da FEDMETAL e sabe dos muitos desafios que terá pela frente, sobretudo nesses tempos de mudanças profundas nas relações sócio-econômicos em que vive o país, onde o emprego, renda, trabalho, reformas política, trabalhista e previdenciárias são, a todo instante, questionadas junto as representações sindicais. Mas ele está preparado.

Afinal esse jundiaiense filho de pai metalúrgico e mãe dona de casa começou cedo no trabalho. Aos 13 anos já era “office boy” na antiga CICA. Depois, foi estudar no SENAI e, formado com aprendizado em metalurgia,  conseguiu empregar-se na Oscar S.A de lá foi trabalhar na Máquinas Morando até chegar na Sifco do Brasil, onde permanece até os dias atuais. Com espírito de liderança e bom articulador não demorou para chegar ao Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e região, onde galgou, além de experiência,  alguns cargos até chegar à presidência.
Com mandatos consecutivos, dos mais frutíferos e bem sucedidos,  Eliseu chegou à Federação dos Metalúrgicos em 2009 onde passou a ocupar o cargo de tesoureiro na diretoria presidida por Claudio Magrão, que falou sobre seu sucessor: “Todos os nossos diretores têm a capacidade de liderar, mas entendo que tudo tem o seu tempo. E o momento do Eliseu chegou. Ele é um grande líder sindical, executou um ótimo trabalho como tesoureiro na Federação e está apto para atuar como presidente”.

Eliseu, por sua vez, não esconde o contentamento, não obstante os desafios que tem pela frente:”Espero corresponder a essa responsabilidade que foi a mim confiada, ainda mais agora, nesse período pelo qual nosso país atravessa, com tantas reformas na legislação trabalhista. Mas essa não é a primeira vez que atravessamos uma crise, talvez nem a última. A metalurgia está em nosso sangue e lutar é a essência de nossas vidas. Nos orgulhamos de ser uma das categorias mais fortes deste país. E continuaremos firmes na busca por dias melhores", destacou. Ele seguirá acumulando  o comando da Federação com a de presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo. 

DIRETORIA E SOLENIDADES

Os novos diretores da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo tomam posse neste sábado, durante solenidade marcada para as 10 horas na Chácara dos Sonhos, em Jundiaí, devendo reunir 2 mil convidados, entre os quais o Governador Geraldo Alckmin; Secretário Estadual do Trabalho, José Luiz Roberto; presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Miguel Torres, deputados, empresários e representantes das classes sindicais de todo o Estado.

Com Eliseu Silva Costa na presidência tomarão posse: Claudio Magrão de Camargo, secretário geral; Edison Luiz Venâncio, tesoureiro geral e na diretoria executiva, representantes de diversos sindicatos metalúrgicos do Estado. A posse do presidente da instituição normalmente acontece na sua sede em São Paulo. Todavia, considerando o prestígio de Eliseu e sua relação com a cidade, a FEDMETAL transferiu a cerimonia para Jundiaí.

 

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Um jundiaiense assume a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo que representa nada menos que 800 mil trabalhadores.

    ResponderExcluir